SUMÁRIO

________________________PRINCIPAL...QUEM SOMOS...FOTOS...VÍDEOS...DISCOGRAFIA... DOWNLOADS...CONTATOS ...

terça-feira, outubro 06, 2009

CIDADE PERDE DUAS FIGURAS ILUSTRES

Mesmo a temática do blog sendo prioritariamente musical, não poderíamos deixar de fazer o registro das perdas de duas figuras ilustres e que muito contribuíram para a cidade de Mossoró:



Prof. João Batista Cascudo Rodrigues e Monsenhor Américo Simonetti.


João Batista Cascudo Rodrigues era bacharel em Direito, professor e escritor. Fundador da Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Redigiu o decreto nº 20/68, de 28 de setembro de 1968 que criou a ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Conhecido como o reitor mais jovem do Brasil pois, em 1968, com 34 anos de idade, foi o primeiro reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, atual Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Foi Diretor Geral da Escola Nacional de Administração Pública da Presidência da República e Diretor do Departamento Latino-Americano de Energia (Quito). Membro das Academias Norte-Rio-grandense de Letras e de Ciências, da Academia Brasileira de História (São Paulo), Academia Brasiliense de Letras, Academia Internacional de Cultura e Academia de Letras e Música do Brasil, sendo as duas últimas igualmente sediadas em Brasília. Membro da Academia Mossoroense de Letras e Presidente Perpétuo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, com sede em Mossoró. Era sócio efetivo do IHGRN, sediado em Natal.
O Professor João Batista era membro da Academia Norte-Riograndense de Letras, cadeira 32.
O ex-reitor e escritor faleceu no sábado, 3, em Brasília (DF), onde morava, e seu corpo foi transportado na noite de sábado para Mossoró. Ele tinha 76 anos e sofria de câncer.

Nenhum comentário: