SUMÁRIO

________________________PRINCIPAL...QUEM SOMOS...FOTOS...VÍDEOS...DISCOGRAFIA... DOWNLOADS...CONTATOS ...

quarta-feira, setembro 23, 2009

Coldplay Mais Uma Vez Acusado de Plágio

Após livrar-se do processo movido por Joe Satriani, o Coldplay se vê às voltas com nova acusação de plágio, dessa vez pelo cantor e compositor conterrâneo Andy J. Gallagher. Desconhecido do grande público, o britânico apontou "uma porção de similaridades notáveis" entre um vídeo seu, "Something Else", e "Strawberry Swing", feito pela trupe de Chris Martin para a faixa de Viva la Vida or Death and All His Friends.
Em comunicado reproduzido pelo jornal The Guardian, Gallagher denunciou a semelhança entre os dois clipes, que trazem pessoas interagindo com animações feitas a partir de rabiscos de giz. "Acho injusto que 'Strawberry Swing' provavelmente acabe indicados para vários prêmios e seja mundialmente aclamado como pioneiro, quando [o diretor de 'Something Else'] Owen Trevor teve a mesma ideia um anos antes." Atenção que, ao menos em parte, volta-se agora a Andy, enfim.
A diferença mais elementar entre as obras está no orçamento: enquanto o vídeo do músico indie é feito com bem menos dinheiro, valendo-se basicamente de animações em giz branco, o clipe do Coldplay está mais para blockbuster da categoria.
Gallagher, no entanto, adotou postura menos rígida em comparação a outros artistas que colaram à banda a pecha de plagiadora - além de Satriani, há Yusuf Islm (ex-Cat Stevens) e o vocalista da menos conhecida Creaky Boards.

Nota do Alfredo:
Vale lembrar que a banda não é responsável pela criação do vídeo que pode ser atribuída a Shynola, produtora formada por quatro artistas e responsável por vídeos de Radiohead, Blur, Beck e Stephen Malkmus.
É o preço da fama!

Nenhum comentário: