SUMÁRIO

________________________PRINCIPAL...QUEM SOMOS...FOTOS...VÍDEOS...DISCOGRAFIA... DOWNLOADS...CONTATOS ...

quarta-feira, junho 09, 2010

ROUPA NOVA COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA

Reproduzo, com prazer, esta mini-biografia que o site Terra Música publicou sobre uma das maiores e melhores bandas de todos os tempos do Brasil. Vejam:


Só em abertura de novela, foram quatro músicas. No total, são tantas as canções do Roupa Nova em trilhas de tramas da Globo que eles já perderam a conta. O grupo tem mais de 50 sucessos em 30 anos de carreira, marca que eles comemoram com a gravação do CD e DVD Roupa Nova 30 Anos.
Desde 1978, quando ainda se chamavam Famks e eram uma banda de baile, a formação é a mesma: Paulinho (percussão e vocal), Ricardo Feghali (teclado, violão e vocal), Nando (baixo e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Kiko (guitarra, violão e vocal). Em 1980, passaram a se chamar Roupa Nova e a apresentar repertório autoral. No ano seguinte, lançavam o primeiro disco.



"A gente aprendeu a demarcar terreno para não ter conflito. Afinal, convivemos mais entre nós seis do que com as nossas famílias", analisa Serginho. Eles são mesmo os reis das trilhas sonoras de novela. "Somos recordistas. Em segundo está o Ivan Lins e, em terceiro, o Guilherme Arantes", conta.
Além do talento da banda para compor hits pop, a presença do Roupa Nova na Globo vem da amizade com Mariozinho Rocha, diretor musical da emissora. "Até 1985, ele foi o produtor dos nossos discos, mas depois assumiu na Globo e não pôde produzir mais nenhuma banda", revela Serginho.
A partir daí, emplacaram Whisky a Go-go (em Um Sonho a Mais, 1985), Coração Pirata (de Rainha da Sucata, 1990), Felicidade (trama homônima de 1991), A Viagem (novela de 1994), entre muitas outras - a última foi Seu Anjo Especial, em Sete Pecados (2007).


Venderam quase 10 milhões de cópias dos 22 álbuns. O CD/DVD Roupa Nova em Londres (2009), gravado no mítico estúdio Abbey Road (eternizado pelos Beatles), é platina tripla (160 mil cópias) e ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro de 2009. "Quando ligaram contando, achei que era brincadeira", lembra. "O site do Abbey Road também bateu recorde de acessos: eram nossos fãs querendo nos ver na câmera em tempo real na porta do estúdio", diz Serginho.
Para Roupa Nova 30 Anos, que será gravado dias 2 e 3 de julho em São Paulo, eles recebem Milton Nascimento, Sandy, Padre Fábio de Melo e Fresno. "Os meninos do Fresno viram dois shows nossos e depois foram ao camarim, como fãs. São pessoas que demonstraram um carinho sincero pela banda", festeja

Nenhum comentário: